Projetos desenvolvidos na Educação Infantil para serem compartilhados.
Justificativa:
Objetivo Geral:
Objetivos Específicos:
Tema: “Pintando o 7
da primeira à sétima arte!”
Justificativa:
Sabendo da importância que a
literatura tem na vida das crianças, somadas a necessidade de atender aos
anseios e expectativas geradas pela turma, meu trabalho será voltado à
aprendizagem através da literatura e das artes. No entanto, conversando e
observando os alunos em suas brincadeiras e na rodinha, bem como suas músicas
preferidas, percebi que os assuntos que mais geram interesse no momento estão
ligados ao som, movimento e linguagem.
Então, analisando os objetivos propostos
procurei buscar uma visão paralela ao interesse dos alunos em sala de aula,
pois, segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil:
Os assuntos
trabalhados com as crianças devem guardar relações específicas com os níveis de
desenvolvimento das crianças em cada grupo e faixa etária e, também respeitar e
propiciar a amplitude das mais diversas experiências em relação aos eixos de
trabalho propostos. (1998, pg. 18)
Objetivo Geral:
Permitir que através destes
estudos os alunos se apropriem do conhecimento geral sobre aquilo que lhes
cercam, temas surgidos ao longo dos dias e anseios da turma, a fim de favorecer o desenvolvimento afetivo das crianças,
bem como a expressão oral e corporal, o equilíbrio, a auto-estima e o
autoconhecimento, integrando assim as crianças com o meio social ao qual estão
inseridos, aliando o conhecimento ao gosto pela leitura e pelas artes.
Embasada pelo que diz Estela
Mora, ao mencionar:
Existe um consenso
quanto a como o ensino deveria orientar-se para conseguir que as crianças
compreendam e interpretem o mundo em que vivem para adaptar-se, atuar e
modificá-lo. O aprendizado nas crianças não se produz instantaneamente e requer
várias situações de ensino. Os processos de elaboração de conhecimento são
lentos e supõe elaboraçõ es sucessivas. As crianças constroem significados
novos a partir de idéias anteriores, e assim vão armando uma estrutura onde se
integram os novos saberes, porém outros também ficam de fora. (2007, pg. 251)
Objetivos Específicos:
· Conhecer
o próprio corpo, assim como o meio que o cerca;
· Reconhecer
membros da família e comunidade escolar;
· Identificar-se
como agente transformador e responsável pelo meio em que vive;
· Apropriar-se
das novas tecnologias e do uso consciente destes instrumentos;
· Vivenciar
situações que estimulem a aprendizagem através de brincadeiras e jogos
dirigidos e livres;
· Identificar
sons, cores e aromas;
· Compreender
noções de tempo, espaço e lateralidade;
· Reconhecer,
nomear e quantificar numerais até cinco;
· Criar
possibilidades de descobertas através de experiências sensoriais;
· Envolver
a literatura infantil no dia-a-dia com histórias que podem auxiliar na
aprendizagem bem como tornar nossos momentos juntos mais agradáveis;
· Envolver
os familiares nas atividades pedagógicas;
· Desenvolver
a criatividade;
· Possibilitar
o contato com as letras do alfabeto que eles identificarem ao longo das
atividades;
· Estimular
a expressão oral;
· Desenvolver
o raciocínio lógico;
· Diferenciar
tamanhos e formas;
· Criar
com diferentes tipos de matérias;
· Ampliar
possibilidades de desenvolvimento da motricidade fina e ampla;
· Estimular
o desenvolvimento corporal;
· Inserir
a literatura infantil no cotidiano escolar e familiar;
Desenvolvimento:
Para não fugir do enfoque
que o projeto pedagógico tem de atender ao interesse das crianças, minha intenção
inicia-se em desenvolver atividades voltadas à abordagem com a turma de
diferentes formas, introduzindo gradualmente os assuntos surgidos ao longo dos
dias.
Considerando as teorias de Dewey e seu
seguidor Kilpatrick, ambos os filósofos e educadores, os projetos são de
extrema necessidade, pois os mesmos extraem a concepção de escola tradicional e
ressignificam a aprendizagem na educação infantil e não desfazendo a
importância do brincar, como nos complementa HORN:
... É fundamental a
criança ter um espaço povoado de objetos com os quais possa criar, imaginar,
construir e, em especial, um espaço para brincar, o qual certamente não será o
mesmo para as crianças maiores e menores. (2004, p. 19).
Outro fato importante a ser
ressaltado, é que na educação infantil o corpo da criança também faz parte da
aprendizagem e por isso, como nos traz Gonçalves (2010) devemos:
...fazer da escola a
grande aliada para o resgate do corpo vivido, ou seja, conscientizar os
educadores da necessidade de promover formas para que as crianças resgatem esse
momento da infância dentro do ambiente escolar, e criar currículos e projetos
nos quais as crianças possam utilizar essa ferramenta que é o corpo, para
explorar, criar, brincar, relacionar, imaginar, planejar, sentir e finalmente aprender.
(2010, p. 6-7)
O desenvolvimento das atividades vinculadas ao projeto
terá como foco central acontecimentos sociais ou situações vivenciadas pelas
crianças, pois acredito que o desenvolvimento deste trabalho deve gerar uma
nova cultura de aprendizado que pode tornar os alunos ainda mais capazes.
·
Narração de histórias;
·
Confecção de fantoches;
·
Análise de gravuras individuais e em grupos;
·
Confecção de cartazes e murais explicativos;
·
Representação gráfica utilizando diferentes
materiais;
·
Jogos;
·
Brincadeiras livres e dirigidas;
·
Passeio ao bairro onde se situa a Escola;
·
Atividades lúdicas e sensoriais;
·
Dança, mímica e teatro;
·
Criação e atualização de um Blog com
atividades, dicas e “pérolas” da turma, escolhidas e postadas pelos próprios
alunos com o auxílio da Professora da turma;
·
Manuseio do Kit multimídia e mesa interativa;
·
Jogos pedagógicos de atenção, raciocínio
lógico e memória;
·
Atividades físicas e de psicomotricidade;
·
Sacola Literária Itinerante.
Culminância:
Exposição dos trabalhos
feitos pela turma na Amostra de trabalhos de nossa escola, no dia 28 de junho
de 2012, juntamente com uma apresentação teatral.
Avaliação:
A avaliação acontecerá
sistematicamente durante o projeto. Os registros serão produzidos pelos alunos
e professora diariamente, buscando focalizar aspectos positivos do trabalho,
bem como assinalar novas propostas de aprendizagem.
Através das observações,
pesquisas de opinião serão utilizadas a fim de facilitar a educadora um
conhecimento contínuo e adequado do progresso dos alunos, permitindo em cada um
dos momentos, a qualidade e o grau de aprendizagem da turma. ARREDONDO, DIAGO:
A avaliação é o processo mediante o qual
se constata em que medida foram alcançados os objetivos previstos, em que
medida o processo educacional atinge seus objetivos fundamentais e confronta as
metas fixadas com as realmente alcançadas. (2009, p. 261)
Bibliografia:
ARREDONDO, Santiago Castillo. DIAGO, Jesus
Cabrerizo. Avaliação Escolar e Promoção Escolar. Tradução de Sandra Martha
Dolinsky. Curitiba: Ibpex; São Paulo: Unesp, 2009.
BRASIL. Ministério de
Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 1 e 3.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 8 ed.
Campinas: Editora Autores Associados LTDA, 2007.
GONÇALVES, Fátima. Do Andar ao Escrever: Um Caminho Psicomotor. Cajamar: Editora
Cultural RBL. 2010.
HORN, Maria da Graça. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação
infantil. Porto Alegre: Artmed,
2004.
MORA, Estela. A infância Psicopedagogia Infanto Adolescente. Grupo Cultural,
2007.
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