Projetos

Projetos desenvolvidos na Educação Infantil para serem compartilhados.


Tema: “Pintando o 7  da primeira à sétima arte!” 

 Justificativa:

Sabendo da importância que a literatura tem na vida das crianças, somadas a necessidade de atender aos anseios e expectativas geradas pela turma, meu trabalho será voltado à aprendizagem através da literatura e das artes. No entanto, conversando e observando os alunos em suas brincadeiras e na rodinha, bem como suas músicas preferidas, percebi que os assuntos que mais geram interesse no momento estão ligados ao som, movimento e linguagem.
  Então, analisando os objetivos propostos procurei buscar uma visão paralela ao interesse dos alunos em sala de aula, pois, segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil:
Os assuntos trabalhados com as crianças devem guardar relações específicas com os níveis de desenvolvimento das crianças em cada grupo e faixa etária e, também respeitar e propiciar a amplitude das mais diversas experiências em relação aos eixos de trabalho propostos. (1998, pg. 18)

 Objetivo Geral:

Permitir que através destes estudos os alunos se apropriem do conhecimento geral sobre aquilo que lhes cercam, temas surgidos ao longo dos dias e anseios da turma, a fim de favorecer o desenvolvimento afetivo das crianças, bem como a expressão oral e corporal, o equilíbrio, a auto-estima e o autoconhecimento, integrando assim as crianças com o meio social ao qual estão inseridos, aliando o conhecimento ao gosto pela leitura e pelas artes.
Embasada pelo que diz Estela Mora, ao mencionar:

Existe um consenso quanto a como o ensino deveria orientar-se para conseguir que as crianças compreendam e interpretem o mundo em que vivem para adaptar-se, atuar e modificá-lo. O aprendizado nas crianças não se produz instantaneamente e requer várias situações de ensino. Os processos de elaboração de conhecimento são lentos e supõe elaboraçõ es sucessivas. As crianças constroem significados novos a partir de idéias anteriores, e assim vão armando uma estrutura onde se integram os novos saberes, porém outros também ficam de fora. (2007, pg. 251)

 Objetivos Específicos:

·  Conhecer o próprio corpo, assim como o meio que o cerca;
·  Reconhecer membros da família e comunidade escolar;
·  Identificar-se como agente transformador e responsável pelo meio em que vive;
·  Apropriar-se das novas tecnologias e do uso consciente destes instrumentos;  
·  Vivenciar situações que estimulem a aprendizagem através de brincadeiras e jogos dirigidos e livres;
·  Identificar sons, cores e aromas;
·  Compreender noções de tempo, espaço e lateralidade;
·  Reconhecer, nomear e quantificar numerais até cinco;
·  Criar possibilidades de descobertas através de experiências sensoriais;
·  Envolver a literatura infantil no dia-a-dia com histórias que podem auxiliar na aprendizagem bem como tornar nossos momentos juntos mais agradáveis;
·  Envolver os familiares nas atividades pedagógicas;
·  Desenvolver a criatividade;
·  Possibilitar o contato com as letras do alfabeto que eles identificarem ao longo das atividades;
·  Estimular a expressão oral;
·  Desenvolver o raciocínio lógico;
·  Diferenciar tamanhos e formas;
·  Criar com diferentes tipos de matérias;
·  Ampliar possibilidades de desenvolvimento da motricidade fina e ampla;
·  Estimular o desenvolvimento corporal;
·  Inserir a literatura infantil no cotidiano escolar e familiar;


Desenvolvimento:
Para não fugir do enfoque que o projeto pedagógico tem de atender ao interesse das crianças, minha intenção inicia-se em desenvolver atividades voltadas à abordagem com a turma de diferentes formas, introduzindo gradualmente os assuntos surgidos ao longo dos dias.
   Considerando as teorias de Dewey e seu seguidor Kilpatrick, ambos os filósofos e educadores, os projetos são de extrema necessidade, pois os mesmos extraem a concepção de escola tradicional e ressignificam a aprendizagem na educação infantil e não desfazendo a importância do brincar, como nos complementa HORN:
... É fundamental a criança ter um espaço povoado de objetos com os quais possa criar, imaginar, construir e, em especial, um espaço para brincar, o qual certamente não será o mesmo para as crianças maiores e menores. (2004, p. 19).
Outro fato importante a ser ressaltado, é que na educação infantil o corpo da criança também faz parte da aprendizagem e por isso, como nos traz Gonçalves (2010) devemos:
...fazer da escola a grande aliada para o resgate do corpo vivido, ou seja, conscientizar os educadores da necessidade de promover formas para que as crianças resgatem esse momento da infância dentro do ambiente escolar, e criar currículos e projetos nos quais as crianças possam utilizar essa ferramenta que é o corpo, para explorar, criar, brincar, relacionar, imaginar, planejar, sentir e finalmente aprender. (2010, p. 6-7)

O desenvolvimento das atividades vinculadas ao projeto terá como foco central acontecimentos sociais ou situações vivenciadas pelas crianças, pois acredito que o desenvolvimento deste trabalho deve gerar uma nova cultura de aprendizado que pode tornar os alunos ainda mais capazes.
· Narração de histórias;
· Confecção de fantoches;
· Análise de gravuras individuais e em grupos;
· Confecção de cartazes e murais explicativos;
· Representação gráfica utilizando diferentes materiais;
· Jogos;
· Brincadeiras livres e dirigidas;
· Passeio ao bairro onde se situa a Escola;
· Atividades lúdicas e sensoriais;
· Dança, mímica e teatro;
· Criação e atualização de um Blog com atividades, dicas e “pérolas” da turma, escolhidas e postadas pelos próprios alunos com o auxílio da Professora da turma;
· Manuseio do Kit multimídia e mesa interativa;
· Jogos pedagógicos de atenção, raciocínio lógico e memória;
· Atividades físicas e de psicomotricidade;
· Sacola Literária Itinerante.

Culminância:
Exposição dos trabalhos feitos pela turma na Amostra de trabalhos de nossa escola, no dia 28 de junho de 2012, juntamente com uma apresentação teatral.

Avaliação:
A avaliação acontecerá sistematicamente durante o projeto. Os registros serão produzidos pelos alunos e professora diariamente, buscando focalizar aspectos positivos do trabalho, bem como assinalar novas propostas de aprendizagem.
Através das observações, pesquisas de opinião serão utilizadas a fim de facilitar a educadora um conhecimento contínuo e adequado do progresso dos alunos, permitindo em cada um dos momentos, a qualidade e o grau de aprendizagem da turma. ARREDONDO, DIAGO:
A avaliação é o processo mediante o qual se constata em que medida foram alcançados os objetivos previstos, em que medida o processo educacional atinge seus objetivos fundamentais e confronta as metas fixadas com as realmente alcançadas. (2009, p. 261)

Bibliografia:
ARREDONDO, Santiago Castillo. DIAGO, Jesus Cabrerizo. Avaliação Escolar e Promoção Escolar. Tradução de Sandra Martha Dolinsky. Curitiba: Ibpex; São Paulo: Unesp, 2009.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 1 e 3.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 8 ed. Campinas: Editora Autores Associados LTDA, 2007.
GONÇALVES, Fátima. Do Andar ao Escrever: Um Caminho Psicomotor. Cajamar: Editora Cultural RBL. 2010.
HORN, Maria da Graça. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MORA, Estela. A infância Psicopedagogia Infanto Adolescente. Grupo Cultural, 2007.

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